Image Alt

VPA

Quer manter-se atualizado com notícias e insights do nosso escritório?

IMPACTO DA CRISE PANDÉMICA COVID-19 NOS PROJECTOS DE EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO E GÁS EM ÁFRICA

A crise pandémica causada pelo novo coronavírus terá inúmeras repercussões na economia mundial, nomeadamente no mercado petrolífero. O impacto será particularmente sentido no continente africano, onde as receitas de muitos países dependem, em grande parte, do mercado petrolífero.

Algumas das principais consequências serão a queda das receitas e o adiamento de projetos de exploração petrolífera. Ademais, até à data, já se verificou uma queda do preço do médio do barril de petróleo para números abaixo dos trinta dólares sendo que a maioria dos analistas preveem uma recuperação para valores ligeiramente acima dos trinta dólares.

Considerando que a maioria dos países africanos produtores de petróleo calcularam o barril de petróleo a mais de cinquenta dólares nos seus balanços – Angola, por exemplo, considerou cinquenta e cinco dólares, enquanto que Nigéria determinou o preço a cinquenta e sete dólares -, podemos adivinhar tempos sombrios para a economia destes países.

A 27 de Março o presidente da Câmara de Energia Africana, NJ Auyk, alertou para a gravidade das descidas dos preços, afirmando que milhares de africanos e de expatriados poderão perder os seus empregos em consequência do cancelamento de projetos de exploração de petróleo. Constituindo uma preocupação para os investidores de todo o mundo.